“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.” - Jeremias 29:11
Se você não sabe a forma como será usado para espalhar o amor de Cristo e estabelecer o Reino de Deus, nada como orar e pedir um direcionamento a Ele. Talvez você tenha um dom dado por Ele que está aí esquecido dentro de você, só pegando poeira. Outro ponto é que talvez você até já saiba qual é o seu chamado, mas não esteja aceitando muito bem ou gostaria de ter o chamado de outra pessoa. Sobre isso, quero te dizer: confie em Deus!
Não há duas pessoas iguais, cada um tem características físicas e de personalidade diferentes. Temos talentos, habilidades, oportunidades e recursos diferentes. Cada um tem um motivo para nascer onde nasceu e nas condições que nasceu – sejam boas ou más. Tanto para o próprio aperfeiçoamento quanto para contribuir no grande plano divino. Assim como pequenos pedaços de linha num grande bordado, quando vistas separadamente não significam muito, mas que quando admiradas a distância, formam um lindo desenho.
Devemos ser quem somos e nunca nos compararmos a outras pessoas. O primeiro passo para entender o plano de Deus em sua vida, é entender que você é único. Suas habilidades, talentos e provações são um complemento para a sua jornada n’Ele que termina na Eternidade.
Sei que por vezes podemos nos sentires confusos e com medo de tomar passos errados que não vão nos levar ao lugar certo. Mas lembre-se que Deus está cuidando de cada detalhe. Nós pedimos direcionamento e ele nos dá as respostas. Muitas vezes nós só precisamos estar dispostos a ouví-las. Então, descanse no Senhor e busque a presença d’Ele, que na hora certa tudo fará sentido.
Descobrir seu propósito e vocação é uma parte fundamental da jornada cristã. Aqui estão algumas orientações baseadas nos princípios da Bíblia:
Oração e Meditação: A oração é uma maneira poderosa de buscar a orientação de Deus. Peça a Deus para revelar Seu propósito para sua vida e esteja aberto para ouvir Sua resposta.
Estudo da Bíblia:A Bíblia é a palavra de Deus e contém sabedoria e orientação para todas as áreas da vida. Estudar a Bíblia pode ajudá-lo a entender melhor o propósito de Deus para sua vida.
Comunhão com outros Cristãos: Compartilhar suas lutas e sucessos com outros cristãos pode oferecer perspectivas valiosas. Eles podem oferecer conselhos, encorajamento e apoio à medida que você busca seu propósito e vocação.
Serviço aos Outros: Jesus nos ensinou a amar e servir aos outros. Ao servir aos outros, podemos descobrir nossos dons e talentos únicos e como podemos usá-los para glorificar a Deus.
Busca da Santidade: Como cristãos, somos chamados a viver uma vida de santidade. Isso significa viver de acordo com os ensinamentos de Jesus e buscar agradar a Deus em tudo o que fazemos.
Confiança em Deus: Deus tem um plano para cada um de nós. Mesmo quando as coisas parecem incertas, podemos confiar que Deus está no controle e que Ele tem um propósito para nossas vidas.
Orientação Espiritual: Busque a orientação de líderes espirituais ou mentores cristãos. Eles podem oferecer sabedoria e orientação baseadas em suas próprias experiências e compreensão da Bíblia.
Paciência: Descobrir seu propósito e vocação pode levar tempo. Tenha paciência e confie no tempo de Deus.
Ação: Uma vez que você tenha uma sensação de seu propósito e vocação, tome medidas para vivê-los. Isso pode significar fazer mudanças em sua vida, buscar novas oportunidades ou assumir novos desafios.
Lembre-se, seu propósito e vocação são únicos para você. Eles são uma parte importante de quem você é como indivíduo e como cristão. Busque a Deus, estude Sua Palavra, e busque a orientação do Espírito Santo enquanto você embarca nesta jornada emocionante de descoberta.