O Medo e a Fé: uma oportunidade de poder e superação

10 de Maio de 2024

O Medo e a Fé

"Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda". - Mateus 7:24-27


Se você estudou alguns dos nossos cursos, como Oração, Jejum, Comunhão, Batismo ou Perdão, entre outros cursos gratuitos, perceberá algo em comum: a insistência do ensino sobre devocional e consequentemente sobre relacionamento com o Senhor Jesus.


Imagine uma estrutura sólida e que demanda força, como uma casa, se construída sobre a maleabilidade da areia, não aguentará ventos nem tempestades, correto? Porém a mesma estrutura se for construída sobre algo permanente, resistente e fortalecido como uma rocha, aguentará inúmeras adversidades!


Para grande parte dos comentaristas bíblicos, edificar a casa sobre a rocha significa ser um discípulo que ouve e coloca em prática o que aprendeu, não que age com imprudência e superficialidade.


A obediência a Palavra do Senhor por meio da fé em Jesus é o sólido fundamento para que se possa resistir às tempestades da vida, incluindo o medo.


Segundo Joel B. Green esta parábola traz a necessidade de colocar os ensinamentos de Jesus em prática e fala do "contraste entre dois tipos de pessoas cujos corações são revelados em suas ações."


Perceba, não é a ausência do medo durante a jornada, mas a maneira como você escolhe lidar com esta emoção é o que trará os resultados eficientes que você almeja.


Abaixo, verdades das quais o relacionamento com Cristo trará ao seu coração ao longo da jornada com Ele:


É o amor por Cristo que ensina o cristão a agir com sabedoria, prudência e bom senso. O amor faz com que uma pessoa seja até mesmo ousada e corajosa! O cristão só é corajoso porque ele se sente seguro nos braços do Senhor (2 Timoteo 1:7, Hebreus 4:16, Mateus 7:7, Deuteronômio 31:6, 1 Coríntios 16:13, Provérbios 28:1). Contudo, lembre-se: Deus cuida do cristão, não porque ele pratica boas obras, mas porque ele mantém o seu coração aberto para o agir do Espírito Santo.


Superando o Medo (1 João 4:15-18)

A Bíblia nos ensina que o amor perfeito de Deus expulsa o medo. Quando cultivamos nosso relacionamento com Jesus, aprendemos a entender e receber esse amor. À medida que crescemos em nosso conhecimento e experiência do amor de Deus, encontramos a paz que supera todo medo.


Se uma pessoa sofre de medo, ela não vive, mas busca encontrar a vida. No entanto, João disse que a pessoa que está perfeita em amor não tem medo (1 João 4.16). Ela não tem medo porque confia, pois quem ama o Senhor, confia nele e sabe que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Romanos 8.28). Qualquer lugar humanamente seguro é perigoso quando se está longe da presença de Deus, e qualquer lugar humanamente perigoso é seguro quando se está em comunhão intensa com o Espírito Santo. A segurança humana não é segurança. Como está escrito, se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. (Salmo 127:1-2) A fé mais eficaz vem do amor:


“Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor.” (Gálatas 5.6).


Uma breve analogia para exemplificar a importância da sua comunhão aprofundada no Senhor, seria dizer que quando você começa uma amizade nova, quanto mais tempo você passa fazendo o que a pessoa gosta e caminhando com essa pessoa, mais você se torna parecido com essa pessoa e camadas da sua personalidade e até mesmo identidade são melhorados ou piorados, já reparou? Imagine então o resultado da Caminhada contínua com o Senhor Jesus! O que será o sentimento de medo perto Daquele que enfrentou e superou a morte?


Quando te sobrevier o medo, seja este por qual motivo for, você poderá ver como uma oportunidade de colocar em prática o que tem vivido no Senhor e com o tempo, o medo não te paralisará, nem te fará regredir nas suas escolhas.


O medo é uma emoção humana natural, mas a Bíblia nos lembra repetidamente para "não ter medo", (é uma frase que inclusive é mencionada 366 vezes na Bíblia, como que, Deus Pai nos dizendo todos os dias para enfrentar o que momentaneamente nos aflige). Por quê? Porque temos um relacionamento com Jesus, nosso Salvador, que superou o pecado, o mundo, superou a morte e ressuscitou, coloquemos nossa confiança e todas as emoções Nele.


Jesus e o Medo (Salmo 56: 3; Isaías 41:10)


Jesus entende nossos medos! Ele mesmo experimentou todas as emoções humanas durante sua vida na Terra. No entanto, ele não permitiu que o medo o dominasse. Em vez disso, ele colocou sua confiança em Deus Pai.


Relacionamento com Jesus (Romanos 8:34-39)


Ter um relacionamento com Jesus significa confiar nele em todas as circunstâncias, mesmo quando estamos com medo. Ele prometeu nunca nos deixar ou nos abandonar. Quando sentimos medo, podemos nos voltar para Ele em oração, pedindo coragem e força. Nosso medo não nos separa do amor de Cristo. Se apegue á Ele, nossa rocha! (Salmo 27:1)


Portanto, mesmo em face do medo, podemos ter esperança e paz através de nosso relacionamento com Jesus. Ele é nossa rocha e nosso refúgio, um amigo constante que nos ajuda a superar nossos medos com seu Amor perfeito.


COMPARTILHE


Sobre a autora

Foto do autor

Rhawane Dias

Com uma liderança sábia e cheia de luz, ela é uma guerreira e uma cristã devota. Além disso, é conhecida por ser uma conselheira amorosa divertida. Embora seus pensamentos possam parecer dispersos, eles sempre carregam um sentido profundo.