“Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come. E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu.” Reis 19:4-6
Sim, existe filho de Deus na Bíblia que passou por depressão! Recomendamos ler a história completa do profeta Elias, quando passou por isso, em 1 Reis 19 completo.
Vivemos numa sociedade cada vez mais acelerada, exigente, consumista e estressante, e, alguns pela impossibilidade de acompanhar esse ritmo têm se tornado pessoas ansiosas e depressivas. Motivo de pesquisas por estudiosos do assunto, a depressão é uma das mais temias doenças de todos os tempos e foi chamada de “o mal do século”, por abarcar um número cada vez maior de pessoas e algemar a psique de muitos.
A depressão é uma doença psiquiátrica mal compreendida e estigmatizante, que atinge homens e mulheres em algum momento de suas vidas. É uma das causas do consumo exacerbado de remédios e pode levar ao autoextermínio. Precisamos nos prevenir para não sermos atingidos por ela. Não podemos pensar que a vida é um parque de diversões, onde tudo é alegria e festa. No livro de Jó 5.7, aprendemos que o homem nasce para as dificuldades, tão certo quanto fagulhas voam para cima.
Muitos são os fatores que levam uma pessoa à depressão, uma doença que pode atingir qualquer ser humano, independente da sua posição social, credo, raça ou cor. A Bíblia nos mostra que os gigantes da fé também ficaram deprimidos, a exemplo de Jeremias, Elias, Jó, Jonas, Paulo e o próprio Jesus. Portanto, cristãos também podem ser atingidos por essa doença. Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal. Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. Ele se sentiu tão angustiado que chegou a pedir a morte para si mesmo, ou seja, chegou ao fundo do poço.
Mas o Senhor tinha um plano restaurador para a vida de Elias, ou seja, proporcionou-lhe um tratamento completo para o seu corpo, alma e espírito. Conforme a passagem do primeiro livro de Reis, vemos que Deus contempla o ser humano com a cura da depressão, integralmente. Ele cuidou de alimentar o profeta Elias, deu descanso para sua alma e confortou-o espiritualmente.
Uma das formas de se prevenir a depressão é não deixar que coisas ruins se acumulem em nosso coração. Não podemos guardar mágoas, mas rasgar nosso coração diante de Deus.
Uma pessoa deprimida tem que procurar um médico, usar a medicação correta, alimentar e exercitar-se, mas, sobretudo, buscar consolo no Senhor, porque, sem a sua ajuda, o tratamento fica incompleto. Deus tem sonhos para nossa vida e seu poder curador nos atinge de forma completa.
Deus nos trata quando estamos deprimidos. Ele sempre vai nos dar força para sairmos do fundo do poço.
A depressão e a ansiedade são condições de saúde mental que afetam milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo muitos cristãos. É importante esclarecer que essas condições não são um sinal de falta de fé ou de Deus na vida de uma pessoa. Aqui está uma perspectiva cristã sobre este assunto:
Compreensão Bíblica:A Bíblia registra muitos servos fiéis de Deus que experimentaram tempos de tristeza profunda e angústia. Por exemplo, o rei Davi escreveu muitos salmos expressando sua angústia e tristeza. Isso mostra que experimentar essas emoções não é necessariamente um sinal de falta de fé.
Compaixão Cristã: Como cristãos, somos chamados a mostrar compaixão e amor para com aqueles que estão sofrendo. Isso inclui aqueles que estão lutando contra a depressão e a ansiedade. Devemos oferecer apoio, oração e encorajamento, em vez de julgamento.
Cuidado Integral: Deus se preocupa com nosso bem-estar integral, ou seja: físico, mental e espiritual pois somos corpo, alma e espírito. Buscar ajuda para questões de saúde mental, como depressão e ansiedade, é tão importante quanto cuidar de nossa saúde física.
Ajuda Profissional: Embora a fé possa fornecer conforto e força em tempos de luta, é importante reconhecer que a depressão e a ansiedade são condições médicas sérias que muitas vezes requerem tratamento profissional. Isso pode incluir terapia, medicação e outras intervenções.
Oração e Meditação: A oração e a meditação podem ser ferramentas valiosas para lidar com a depressão e a ansiedade. Elas podem nos ajudar a encontrar paz, conforto e força em Deus.
Comunidade e Conexão: A comunidade cristã pode desempenhar um papel importante no apoio àqueles que estão lutando contra a depressão e a ansiedade. Através da conexão com os outros, podemos encontrar compreensão, aceitação e amor. Ir contra a repentina vontade de se isolar pode ajudar a superar essa situação.
Esperança em Deus: Mesmo nos momentos mais difíceis, podemos encontrar esperança em Deus. Ele promete estar conosco em todas as situações, e Seu amor por nós é incondicional e constante.
Se você ou alguém que você conhece está lutando contra a depressão ou a ansiedade, é importante buscar ajuda. Lembrando que são condições que não definem alguém, pois nossa identidade está em Cristo Jesus. Você não está sozinho e há recursos disponíveis para ajudá-lo. Deus ama você e quer o melhor para você. Não hesite em procurar o apoio de que precisa.